COMO ELABORAR UM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

7º ELEMENTO DO PPP

A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

A avaliação em sua dimensão institucional é uma oportunidade para as instituições de Ensino Fundamentall rever seus valores e construírem bases para a evolução constante dos trabalhos desenvolvidos. Todos os aspectos que constituem e contextualizam os serviços da Educação Fundamental são passíveis de ser avaliados: a rotina diária da instituição; a composição dos grupos de alunos; a participação dos envolvidos e os mecanismos previstos para tal; a organização do tempo; a adequação, organização e utilização do espaço; as interações dos professores com os alunos e seus familiares; as práticas próprias às situações de ingresso de alunos e seus familiares; os materiais lúdicos e pedagógicos; as práticas e normas de segurança; as condições de normas de higiene e saúde; o processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da equipe de trabalho da instituição; e as relações internas e externas. Enfim, a avaliação institucional é, de certa forma, a avaliação do PPP da escola. Uma vez que os aspectos administrativos e tudo o que é definido no regimento devem estar estreitamente relacionados ao PPP da instituição, avaliá-los significa também avaliar a proposta da instituição.

A avaliação institucional é bastante complexa, pois deve levar em conta aspectos organizacionais, materiais e envolver todas as pessoas que participam daquele contexto (professores, pais, pessoal de apoio, coordenador pedagógico, diretor). É importante frisar que esse processo requer o envolvimento de todos esses sujeitos, numa dinâmica de co-responsabilidade, pois implica uma espécie de “balanço crítico” para repensar o que foi proposto e o que está sendo feito. A avaliação envolve um percurso formador, articulando as demandas específicas da instituição, as condições de trabalho dos profissionais e as concepções que norteiam suas práticas.

Enfim, vemos que a avaliação institucional se articula intimamente à gestão democrática e à formação continuada dos envolvidos, justamente por ser um processo de tomada de consciência acerca do trabalho desenvolvido, propiciando o confronto dessa realidade com indicadores de qualidade, no sentido de repensar as condições e formas de organização de todo o trabalho.

O mais importante no que diz respeito à avaliação institucional é a mudança de ênfase que esta propõe: não se avalia única exclusivamente os alunos avalia-se todo o contexto do serviço que a acolhe – e que deixa de acolher outras tantas crianças -, a fim de melhorar a qualidade dos serviços oferecidos e também de ampliar a sua oferta.

Desse modo ao se fazer a explicitação sobre a avaliação institucional, no processo de elaboração do PPP, as escolas devem considerar sua experiência e analisar:

  • Temos na instituição um ambiente propício para a realização da avaliação institucional? O clima de trabalho envolve o apoio mútuo entre os profissionais, visando compartilhar novos entendimentos e soluções para os possíveis problemas encontrados?
  • Como definimos as ações para o processo de avaliação institucional? Quem participa dessas definições? Como é esta participação? Em que momentos ela ocorre? Que referências são utilizadas para esse processo de avaliação?
  • Como organizamos os momentos de tomada de decisão na instituição relativos ao que foi apontado no processo de avaliação institucional?


  • Que estratégias prevemos para a socialização dos resultados da avaliação no contexto da instituição? De que maneira a comunidade tem acesso aos resultados da avaliação institucional realizada?

PRÓXIMA POSTAGEM: 8º E ÚLTIMO ELEMENTO DO PPP

Deus

0 Comentários Essenciais:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Muito obrigado pela visita!!Espero que tenha encontrado o que procurava aqui no blog! Aceito sugestões para novas postagens!
Seu comentário é muito importante para mim!

Blog Widget by LinkWithin